sexta-feira, 13 de março de 2009

A ARQUITETURA HOLÍSTICA - A INFLUÊNCIA DO HOLÍSMO NA ARQUITETURA

ARQUITETURA HOLÍSTICA - A INFLUÊNCIA DO HOLÍSMO NA ARQUITETURA

“ Longe de um ser limitadamente baseado sobre algum sentimento isolado de percepção como a visão, nossa reação frente a uma edificação deriva de uma resposta global de nosso corpo e da percepção das condições do meio que a edificação proporciona”
James Marston Fitch

O homem atual vem enfrentando uma série de dificuldades resultantes de sua manipulação indevida de seu meio natural. Vivendo a maior parte de seu tempo na ci- dade e no interior de objetos e abrigos, cujos projetos não respeitam o conjunto de suas percepções sensoriais, acabou tendo que lidar com o aparecimento de novas doenças como a “síndrome da edificação doente”. A predominância do sentido visual induzida , entre outros fatores, pelo grande bombardeio da mídia moderna , a poluição crescente e o alto nível de ruídos e odores acabam por reduzir consideravelmente a sensibilidade dos órgãos sensoriais do ser humano. Aliando a esses fatores o advento da tecnologia , o Arquiteto acabou por priorizar a consciência da forma em contraste com a possibilidade de desenvolver uma síntese holística de desenho abrangendo os diversos sentidos humanos. Meio ambiente e percepção ficaram afastados das questões projetuais.

Outros aspectos, como as mudanças na forma de produção, resultantes da passagem de uma economia local para uma global , têm influenciado consideravelmente as novas formas de urbanização e arranjos materiais, provocando um desarranjo sócio-espacial , fragmentando mais ainda as grandes metrópoles.
A globalização da economia está forçando as cidades a buscarem novas formas de articulações que promovam o diálogo entre as cidades como um todo, entre as áreas interiores da própria cidade e com as comunidades que devem interagir com toda esta dinâmica.

A queda de fronteiras físicas como o Muro de Berlim e a extinção da U.R.S.S, aliada ao desenvolvimento das redes de informação começaram a promover um intercâmbio sócio-econômico-cultural cada vez maior e mais dinâmico, levando à necessidade de uma abordagem de análise mais abrangente, e menos relativa.

O que está emergindo agora é “uma mudança de paradigma” na sociedade , de mecanicista para um sistema fundamentado na concepção holística da realidade. Talvez, a mais fundamental avaliação da ciência moderna seja a do antigo cientista da Nasa James Lovelock em sua Teoria Gaia, na qual vê a terra inteira como 1*“life- sustaining super-system” –, cujo nome procede do Originário Deusa Mãe Grega. A filosofia tradicional Oriental tem paralelos interessantes com o novo holismo no ocidente.


Ocorre atualmente uma grande necessidade de se lidar com questões ligadas às relações micro-macro, general-local e individual-coletivo e a processos que ocorrem e se conectam nas duas esferas simultaneamente .

Como nosso paradigma social se transforma gradualmente, assim também o design está mudando . Existe agora uma onda de mudança expandindo gradualmente através do desenho e profissões ligadas às edificações;

A Arquitetura Biológica, Arquitetura Ecológica, Bioclimática , Alternativa, Sustentá-vel, Comunitária, emergem como respostas e estão cada vez mais presentes no Design, na Arquitetura e no Urbanismo , mostrando, cada vez mais, que um número crescente de profissionais começam a incorporar um sentimento de responsabilidade frente a estas questões .


Influências como o trabalho de Rudolf Steiner, em sua “ Arquitetura Antroposófica” com conceitos de harmonia oferecendo mudança , como um desenvolvimento orgânico , inspiram muitas destas correntes atuais.
Arquitetos Internacionais, como Richard Rogers e Renzo piano, têm fundamentado vários de seus trabalhos Arquitetônicos e Urbanísticos na questão da sustentabilidade, buscando um equilíbrio entre a sociedade, as cidades e a natureza , através de elementos baseados na participação, na educação e na inovação.




Frank Loyd Wright chegava a comparar aspectos de integridade do ser humano , com aspectos de integridade do objeto de construção, numa tentativa de exemplificar o conjunto de forças que o projeto devia conciliar, numa clara alusão à busca de aspectos sensoriais.

Alvar Aalto , também, fez várias referências a determinadas características das qualidades dos objetos construídos, que apesar de não terem percepção visual, eram capazes de outras influências , psíquicas, emocionais e sensíveis como se fossem campos ultravioletas do espectro da cor.

Arquitetos Nacionais, como Lina Bo Bardi , referenciavam suas obras a conceitos de percepções de ordens psíquicas , emocionais e de contextualização orgânica com o local e a cultura imediata.

Vilanova Artigas, ao comentar sobre sua preocupação de como colocar a edificação na paisagem , como sua obra “ senta” no chão e nas “estruturas que cantam”, revelava sua ligação com a questão : “ apropriar-se da natureza, com dignidade e amor, como ela lhe é oferecida”. (Vilanova Artigas)

A procura de uma Arquitetura que apela para os sentidos e seja saudável tem origens antigas. Os Gregos construíram uma rede de templos de saúde chamados Esculápio, perto do mar, orientado para o sol e para as brizas frescas dominantes e em harmonia com o terreno natural; eles podiam ser um modelo para hoje.

Incluir necessidades passadas , que hoje mais do que nunca, se mantêm presentes e necessárias, bem como dialogar com as novas necessidades do homem contemporâneo e provocar respostas que englobem caminhos futuros são um grande desafio para a Arquitetura atual.

2*“ Quando a união entre o natural e o produzido se completar, nossas construções aprenderão e se adaptarão, curarão a si mesmas e evoluirão.Contudo, este é um poder com o qual ainda não chegamos a sonhar.” (KevinKelly, Out of Control)




Texto: Arq. Flavio Erwin Westmann

2* extraído do livro CIDADES PARA UM PEQUENO PLANETA de Richard Rogers

1* supra-sistema de sustentação da vida

Texto - Arquiteto Flavio Erwin Westmann - dir.reserv.

Foto - James Lovelock

Fontes de Referências do texto

Deinição de Holística
CREMA, Roberto. Individuação : De Jung ao Holos, Revista Thot: São Paulo : Palas Athena do Brasil , n.52 , 1989
A Influência do Holísmo na Arquitetura – A Arquitetura Holística
AALTO, Alvar. O Racionalismo e o Homem. Alvar Aalto 1898–1976, Finlândia: Catálogo do Museu de Arquitetura da Finlândia, 1983
ROGERS, Richard. Cidades para um pequeno planeta. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
WESTMANN, Flavio Erwin . Arquitetura Holística. 1993. TGI,Mestrado(F.A.U Mackenzie/USP, São Paulo )
WRIGHT, Frank Lloyd. Integrity: in a house as in an individual. The Natural House. Livro Dois ,1954PEARSON, David. Making Sense of Architecture, The Architectural Review, London , n.1136, October.1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário